quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fisiologia - out/2010

Como eu já tinha lido as seções "Contra-Corrente" e "Notícias do Corpo", hoje foi a vez da "Fisiologia", assinada por Fernando Beltrami.
Neste mês ele começa a escrever sobre alguns assuntos abordados em um congresso que participou na Escócia. Prometeu continuar em novembro.
A parte onde ele escreveu sobre VO2 Max, achei um pouco interessante, mas como não sou um grande entendido no assunto me senti um pouco por fora em algumas argumentações. Provavelmente os profissionais do esporte receberão o texto com um aproveitamento melhor que o meu.
Por outro lado, quando o assunto abordado foi a "sensação de esforço", consegui assimilar melhor as informações transcritas. Embora não tenha observado aplicação prática para minhas atividades, pelo menos consegui entender a argumentação.
Por fim, embora o texto sobre desidratação não tenha um conteúdo muito abrangente, fiquei aliviado ao ler que não é necessário "seguir regrinhas do tipo beba um copo a cada 20 minutos". E, embora em um certo ponto o autor escreveu que "a sede em si é suficiente para guiar o quanto alguém deve ingerir de líquidos durante o exercício", não sei se entendi errado, mas acho que devemos tomar líquidos antes de ter sede, pois esta já seria um sinal de desidratação. Talvez o texto da revista queria dizer que a ingestão de líquidos deve ser proporcional à sede que cada um sente, mas não ficou claro. Talvez uma explicação mais detalhada fosse interessante.
E hoje foi só isso que consegui ler.
(comentário não relacionado à revista: esta última foto é meio estranha, não? Acho que é montagem. Veja o líquido dentro da garrafa. Como é que ele consegue ficar "solto" no ar assim?)

ua

Nenhum comentário:

Postar um comentário