quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Medicina Esportiva - Out/2010

O mês de outubro já está na reta final. A estas alturas a maioria dos assinantes já leu tudo que queria na revista.
Eu, pessoalmente, ainda tenho alguns artigos para ler, mas a maioria já ficou prá trás.
Não vou, nesta edição, escrever sobre as seções dos dias anteriores, mas somente as de hoje em diante.
Minha revista já está toda melecada de leite, margarina e migalhas de pão, já que costumo deixá-la sobre a mesa enquanto como e leio. Mas como não é um exemplar de colecionador, não tem problema rsrs
O artigo que li hoje foi a parte denominada "Medicina Esportiva", assinada pelo (dr?) José Marques Neto.
O formato desta seção é o de perguntas e respostas. Os leitores mandam cartas e e-mails que são respondidos.
A princípio, esta foi uma das seções que eu "pulei" por não despertar-me interesse relevante. Mas ao lê-la hoje, percebi que são assuntos importantes e gostei de gastar um tempo nesta parte.

O que mais me chamou a atenção foi a carta da Marcia Ferreira, do RJ, com o título "Ardência nas veias". Há uns anos atrás eu tive um sintoma um pouco parecido (mas deve ter sido um outro problema, já que alguns aspectos eram diferentes). Na época, eu comecei a sentir um certo formigamento em alguns dedos da mão. Depois esses sintomas evoluíram para a outra mão, e parecia que ia para os dedos dos pés também. Fui a um médico especializado em mão (!!) e, após alguns exames, foi diagnosticado que eu tinha nenhum problema rsrs. Talvez, no máximo, uma pequena anemia devido ao fato de eu doar sangue em intervalos mínimos, ainda que dentro do aceitável (3 meses). Resumindo: melhorei minha alimentação com elementos ricos em ferro e passei a fazer alongamento também dos membros superiores. Os sintomas regrediram e, depois, sumiram.

Quando acabei de ler esta seção, ainda não tinha acabado de comer, e então ainda tive tempo de ler os comentários sobre o percurso da maratona de Curitiba. A altimetria me pareceu um pouco complicada, mas parece que o horário de largada será bem cedo e, mesmo em novembro, parece que a temperatura não será um grande problema. Boa corrida a todos os que forem participar.
ua

Nenhum comentário:

Postar um comentário